| 5 Minutos

As chuvas, este ano, não têm dado tréguas. Por isso, mais do que nunca, nossas piscinas precisam de cuidados urgentes para evitar acidentes que, por vezes, podem ser extremamente graves.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas importantes que ajudarão a minimizar o impacto das intempéries.

  1. Verifique o regulador de nível (tubo ladrão) da piscina.

 

As boas práticas construtivas recomendam que nas piscinas ou espelhos de água seja instalado um sistema que evite que a piscina transborde, se houver chuva intensa. Se sua piscina não possui um sistema destes, recomendo, vivamente, que o instale urgentemente.

O transbordamento de piscinas é o causador de muitas inundações nas áreas comuns dos condomínios.

 

  1. Analise diariamente os parâmetros da água.

 

 

A água da chuva possui parâmetros diferentes da água da piscina. O pH, por exemplo, é um dos primeiros a ser afetado. Se este estiver desequilibrado, a probabilidade de a água da piscina ficar verde ou leitosa é grande. Para aquelas piscinas que são tratadas no final do dia, fique atento, pois se a noite for muito chuvosa, no dia seguinte ela não estará mais tratada!

  1. Certifique-se que a casa de máquinas está, devidamente, impermeabilizada.

 

Uma casa de máquinas com a impermeabilização danificada é meio caminho andado para causar problemas aos equipamentos que ela abriga. As motobombas de filtração serão rapidamente afetadas com problemas nos rolamentos, podendo ir até problemas elétricos mais graves!

DICA!

Se a casa de máquinas for enterrada e a chance de inundação for alta, sugiro a instalação de um sistema de drenagem forçada (uma simples bomba sapo, pode resolver o problema). 

  1. Solicite a manutenção preventiva do painel elétrico dos equipamentos de filtração.

 

 

Época das chuvas é também época de trovoada. Painéis elétricos sem a proteção devida, aumentam as chances de danos graves nos equipamentos elétricos das piscinas – motobombas, geradores de cloro, sistema de ozônio, sistema de iluminação, entre outros.

MUITO IMPORTANTE: Em caso de provável inundação da casa de máquinas, desligue imediatamente os disjuntores responsáveis pela alimentação elétrica da casa de máquinas.

 

  1. Recomende a saída imediata da piscina em caso de previsão de chuva e trovoada.

 

 

A água, aliada ao cloro, é um excelente condutor elétrico, assim sendo, pessoas dentro da piscina serão autênticos para-raios humanos!

 

Eduardo Da Cruz Däntas

Consultor Internacional em Áreas de Lazer Aquáticas

Instagram: @eduardodantasglobal | whatsapp: (11) 989 00 53 09