| 5 Minutos

Quando o assunto é manutenção preventiva em condomínios associamos a aumento de gastos. Mas não necessita ser assim!

A manutenção preventiva é o primeiro passo para manter seu condomínio seguro, e ao contrário do que muitos pensam, é sinônimo de ECONOMIA.

Itens obrigatórios durante a vida útil de uma edificação, inspeções das estruturas, sistemas e subsistemas das edificações, inspeções realizadas pela equipe de manutenção local e por empresas habilitadas são extremamente necessárias para evitar futuros prejuízos e maiores gastos para o condomínio.

 

 

Inspeções Periódicas - Por que são necessárias?

A inspeção periódica irá nortear os gestores do condomínio, direcionando as ações preventivas ou até mesmo corretivas nos elementos onde carecem de atenção imediata.

Com a realização das inspeções e a breve substituição de peças desgastadas (antes que quebrem), você terá grande aumento na vida útil dos equipamentos e evitará interrupções de itens de uso comum, como elevadores e piscinas.

DICA!

Mantenha o condomínio sempre em ordem! Ele fica mais atrativo para moradores e visitantes.

 

Manutenção Preventiva x Manutenção Corretiva – Qual a diferença?

 

Embasada pela norma NBR 5674 – Manutenções de Edificações, as ações de manutenção preventiva em condomínios são essenciais para garantir o bem-estar dos moradores e preservar o valor do imóvel.

Ao contrário da manutenção corretiva (que visa consertar problemas após sua ocorrência), a preventiva tem como objetivo prevenir falhas e danos antes que eles aconteçam, além de ser bem mais econômica do que a corretiva, pois consertos imprevistos podem ser caros e causar despesas extras, enquanto a manutenção preventiva permite planejar e controlar os custos com mais facilidade.

A GO Perícias e Avaliações lançaram na edição do Café com Síndico – Campinas (SP), no ano de 2022, o seu mais novo serviço de gerenciamento da qualidade do sistema de manutenção, denominado Gestão de Manutenção Preventiva.

Este serviço auxilia os gestores dos condomínios com uma assessoria técnica especializada com a realização de inspeções periódicas e suporte com uma equipe de manutenção local, avaliando continuamente a eficiência do sistema de manutenção das edificações de um condomínio.

Por fim, é importante destacar que um sistema de manutenção preventiva demonstra a responsabilidade dos condôminos com a manutenção das edificações de seu condomínio. Ao investir em cuidados com o imóvel, os moradores estarão contribuindo para a preservação do valor do imóvel e garantindo um ambiente mais seguro e agradável para todos.