| 5 Minutos

Em meio à crescente preocupação global com a sustentabilidade, a reciclagem de eletrônicos surge como um desafio necessário. Anualmente, mais de 53 milhões de toneladas de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas são descartadas incorretamente em todo o mundo. De acordo com o relatório “Resíduos Eletrônicos no Brasil” da Green Eletron, o Brasil, que ocupa a quinta posição mundial e a primeira na América Latina, descartou mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos em 2019, sendo que menos de 3% desse volume foi reciclado.

A produção global de lixo eletrônico está aumentando cinco vezes mais rápido do que as estimativas feitas com base em dados sobre a reciclagem - só em 2022, foram 62 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos gerados em todo o mundo. Esses números alarmantes destacam a necessidade de ações efetivas e políticas robustas para melhorar o cenário de reciclagem de eletroeletrônicos no país e no mundo. 

Pensando em como fazer a nossa parte neste processo, criamos o “HP Condomínio Consciente”, programa de reciclagem em que fornecemos coletores em condomínios residenciais ou comerciais para o descarte de eletrônicos e suprimentos de impressão em fim de vida útil de todas as marcas. Neste programa, todos os materiais coletados são encaminhados para o centro de reciclagem homologado pela HP, que desmonta os equipamentos recebidos e dá o tratamento adequado aos materiais, garantindo segurança, rastreabilidade, descarte ambientalmente correto e reinserção do material coletado na cadeia produtiva de novos produtos.

O projeto, estabelecido em 2021, começou com 2 condomínios e conta atualmente com uma rede de 250 localidades – com meta de alcançar 500 condomínios até dezembro deste ano. Neste período, já foram coletadas mais de 30,7 toneladas de material e mais de 160 mil pessoas foram impactadas. O programa de reciclagem “HP Condomínio Consciente” é gratuito e para participar basta estar localizado no estado de São Paulo, acessar www.condominioconscientehp.com.br, clicar em “cadastrar agora” e preencher o formulário.